A Instituição Exames Manual de Exames Postos de Coleta Informações Fale Conosco
A era da automação laboratorial Home / A era da automação laboratorial

Entre as décadas de 80 e 90, começaram a ser comercializados no Brasil, aparelhos automatizados para a realização de exames laboratoriais. Durante um longo período, apenas os laboratórios de grande porte e de grandes centros é que introduziram estes equipamentos em sua rotina de trabalho, devido ao alto investimento e por só eles possuírem um grande número de pacientes, fazendo com que estes equipamentos atendessem a grande demanda de exames, compensando assim, o investimento.

Sabemos que a inclusão de métodos automatizados, padronizados e precisos na rotina laboratorial, juntamente com procedimentos de controle de qualidade e profissionais capacitados e habilitados, tem nestes últimos anos contribuído significativamente, auxiliando os médicos na decisão diagnóstica rápida e correta.

Os exames realizados por automação oferecem uma margem de erro muito menor em relação aos aparelhos não automatizados, necessitam de um menor volume de amostra a ser coletada, pipetam as amostras e reagentes automaticamente e seus resultados são altamente precisos e rápidos.

O avanço tecnológico e a implementação de novos parâmetros nos equipamentos automatizados são processos que fazem cada vez mais parte do dia-a dia dos laboratórios clínicos. Grandes alterações são vistas também nos sistemas de informações laboratoriais. Os sistemas atuais, além de se preocuparem com a recepção, impressão de resultados e arquivo de dados, relatam resultados anteriores do paciente, são mais amplos e abertos permitindo integrações mais fáceis, conexões em rede e resultados de exames via internet para médicos e paciente.

Por todas estas razões, o laboratório científico tem investido cada vez mais nos sistemas informatizados e na implantação de equipamentos automatizados em sua rotina: no ano 2000 investiu na automação em hematologia e agora em 2009 adquiriu um novo aparelho o ABX Pentra 80; em 2003 na automação em Bioquímica; em 2005 na automação em Imunologia. Em 2006 investiu em um novo equipamento em Bioquímica, e acaba de adquirir novo equipamentos automatizados para Dosagens Hormonais, o ACS 180 SE da Bayer Health Care e o Advia Cetaur, que realiza dosagens dos hormônios da tireóide, hormônios sexuais, marcadores tumorais, marcadores cardíacos, entre outros. O uso destes equipamentos faz com que aumente a diversidade de exames realizados no laboratório, com mais agilidade e precisão, diminuindo assim a necessidade de encaminhamento para laboratórios de apoio.

 
<< Voltar

 

Rua Bias Fortes, 556 - Rua Martins Alfenas, 1648 - Centro - Alfenas - MG | Fone: 35 3292-3130 / Fax: 35 3291-3314