A Instituição Exames Manual de Exames Postos de Coleta Informações Fale Conosco
Manual de Exames Home / Manual de Exames
Sinonímia: TCT
Material: Urina
Coleta: Urina Recente
Conservação: - Até 6 dias refrigerado entre 2º e 8º C.
Preparo do Paciente: Jejum nao obrigatorio
Método: COLORIMETRICO (Metodologia in house)
Interferentes: - O consumo de alcool pode reduzir a excreção urinária destes produtos devido a inibição da biotransformação
Referência:
TRICLOROCOMPOSTOS TOTAIS

METODO: COLORIMETRICO
(Metodologia in house)

RESULTADO:
VALORES DE REFERENCIA:
-NAO DEFINIDO PELA NR-7, 1994, MT/Br
IBMP: EXPOSICAO AO TRICLOROETANO - TRICLOROCOMPOSTOS TOTAIS:
40,0 MG/G DE CREATININA(NR-7, 1994, MT/Br)
-IBMP: EXPOSICAO AO TRICLOROETILENO - TRICLOROCOMPOSTOS TOTAIS:
300,0 MG/G DE CREATININA(NR-7, 1994, MT/Br)



Comentário(s):
Os três hidrocarbonetos alifáticos clorados contemplados pela NR-7 atual (tetracloroetileno, tricloroetano, tricloroetileno) são absorvidos tanto por via respiratória quanto pela pele integra.
O tricloroetano (TCE) e o acido tricloroacetico (TCA) são os principais metabólitos encontrados no sangue e na urina, sendo que a proporção entre as partes eliminadas varia de uma substância para outra. O processo de eliminação dos hidrocarbonetos alifáticos clorados é relativamente lento, podendo ocorrer certo acúmulo destes e de seus metabólitos em caso de exposição frequente.
Os efeitos locais devido à exposição ao agente químico são: dermatites, severa irritação nos olhos e trato respiratório superior. Os efeitos sistêmicos são depressão do SNC, problemas hepáticos, fibrilação ventricular, arritmias cardíacas, problemas renais e morte anestésica. A exposição excessiva pode acarretar narcose, cefaléia, sonolência, vômitos, náuseas e diarréia. 1
O tricloroetano está presente principalmente nas atividades de lavagem a seco, removedor de manchas, propelentes, limpeza de máquinas. O tricloroetileno em operações de fosfatização, solventes, desengraxante, lavagem a seco.
 << Voltar
Rua Bias Fortes, 556 - Rua Martins Alfenas, 1648 - Centro - Alfenas - MG | Fone: 35 3292-3130 / Fax: 35 3291-3314